Dormência nas Mãos
A síndrome do túnel do carpo é uma condição comum com dormência nas mãos. No entanto, não é a única causa de dormência nas mãos. Outras causas potenciais estão listadas abaixo.
A neuropatia de compressão é a pressão em um nervo e uma causa potencial de dormência nas mãos. Esta imagem mostra a distribuição sensorial dos nervos.
Os nervos do pescoço (raízes) alimentam os braços e as mãos. A pressão sobre esses nervos pode causar dormência nas mãos.
Interconexões de nervos com origem no pescoço
Causas
Neuropatia de compressão
A neuropatia de compressão é a pressão em um nervo em qualquer lugar ao longo de seu curso. Além da dormência, a neuropatia de compressão pode causar músculos fracos ou contraídos. A pressão pode vir de muitas fontes. Pode ocorrer após uma lesão devido a sangramento ou inchaço. Uma fratura deslocada ou angulada pode esticar o nervo. Às vezes, o revestimento do tendão engrossa em um espaço fechado e a pressão do nervo aumenta. A fáscia é uma estrutura abaixo da camada de gordura que cobre os músculos e tendões. Às vezes, uma borda espessada da fáscia ou do tendão pode comprimir um nervo. Um músculo anormalmente localizado também pode causar pressão. Massas de tecidos moles ou cistos ganglionares podem resultar em compressão do nervo. Os tipos de compressão do nervo incluem:
Compressão do nervo ulnar no pulso (Síndrome de Guyon)
Isso causa dormência e formigamento geralmente no lado do dedo mindinho da mão. O lado de trás da mão geralmente é normal. Casos graves podem ter fraqueza nas mãos e preensão. A fraqueza é mais perceptível ao tentar separar os dedos. A capacidade de dobrar o anel e as pontas dos dedos pequenos permanece.
Compressão do nervo ulnar no cotovelo (Síndrome do túnel cubital)
Esta condição normalmente tem os mesmos sintomas da Síndrome de Guyon, mas também dormência nas costas da mão no lado mindinho. Também pode haver dor na parte interna do cotovelo. Casos graves podem ter fraqueza nas mãos e preensão. A fraqueza ocorre ao tentar separar os dedos, ao tentar dobrar o anel e as pontas dos dedos pequenos e ao tentar dobrar o pulso.
Compressão do nervo radial no antebraço ou punho
O nervo radial pode ser comprimido em ambos os lados do antebraço. A compressão proximal do ramo motor, chamado nervo interósseo posterior, é chamada de síndrome do túnel radial. Esta condição pode causar dor ou dor vaga na parte de trás do antebraço. Pode piorar ao endireitar o pulso ou o dedo. Pode ser difícil de diagnosticar, pois estudos de condução nervosa e imagens podem ser normais.
Quando o ramo do nervo radial é comprimido, normalmente é um problema apenas sensorial. Este nervo pode ser lesado por cortes, colocação de um IV para medicação ou fluidos, algemas ou durante cirurgias no osso radial.
Compressão do nervo mediano no punho (Síndrome do túnel do carpo)
Isso causa dormência e formigamento nos dedos polegar, indicador e médio. Outros dedos e até mesmo a mão inteira às vezes podem ficar dormentes. No entanto, quando testado especificamente, o dedo mínimo deve ter uma sensação normal. Casos graves podem resultar em fraqueza do polegar se afastando da mão. A força de flexão dos dedos é normalmente normal. Os sintomas geralmente são piores à noite. Eles também podem se desenvolver a partir do pulso sendo dobrado em uma posição por um longo tempo.
Compressão do nervo mediano no cotovelo
A dormência nesta condição é semelhante à síndrome do túnel do carpo nos dedos. Há dormência adicional na palma da mão perto do polegar que não está presente no túnel do carpo. Às vezes, há fraqueza ao dobrar o dedo indicador e médio e fraqueza ao dobrar a ponta do polegar.
Pressão nos nervos do pescoço
Isso pode ser causado por artrite, doenças, infecções , tumores , anormalidades dos vasos sanguíneos e outras condições da medula espinhal. Além da dormência, os sintomas incluem músculos fracos e diminuição dos reflexos no braço e antebraço (às vezes até nas pernas). A pressão nos nervos do pescoço é mais comum na dor irradiada no braço como parte dos sintomas.
Às vezes, um nervo pode sofrer pressão em mais de uma área. Isso é chamado de “duplo esmagamento”. A pressão em um nervo pode exigir cirurgia para obter alívio.
Neuropatia periférica
Na neuropatia periférica, as extremidades dos nervos das mãos e pés são afetadas. Com essa condição, pode ou não haver dor, e a dormência geralmente é constante. Diabetes, alcoolismo e velhice são causas comuns conhecidas de neuropatia. O envenenamento por metais e compostos industriais também são causas possíveis. Normalmente mostra um padrão de “meia-luva” no qual a dormência sobe dos dedos dos pés para as pernas. No momento em que a dormência progride para o meio da panturrilha, os dedos e as mãos ficam envolvidos. Pode acontecer em ambos os lados do corpo e muitas vezes afeta todos os nervos dos pés ou da mão em uma quantidade semelhante.
Fibromialgia
Milhões de americanos sofrem desta condição, que pode durar anos ou indefinidamente. As pessoas com fibromialgia demonstraram ser mais propensas do que outras a desenvolver a síndrome do túnel do carpo e podem procurar tratamento cirúrgico para liberar a pressão no túnel do carpo. As pessoas com esta condição têm dor persistente, frequentemente em muitas áreas do corpo, bem como fadiga, dores de cabeça, problemas intestinais, depressão, problemas de sono e outros sintomas generalizados.
Síndrome da dor miofascial
Esta é outra condição conhecida por causar dormência nas mãos. Tem alguns sintomas semelhantes à fibromialgia, especificamente mãos e antebraços dormentes, muitas vezes com dores e dores. Embora os sintomas possam ser sentidos nas mãos, os músculos que causam os problemas geralmente são os da região do pescoço e dos ombros. Os sintomas geralmente são rigidez e podem estar associados a dores de cabeça frequentes. Não há cirurgia de mão para corrigir ou melhorar os sintomas dessa condição.
Medicamentos
Certos medicamentos, como medicamentos para o tratamento do câncer, são conhecidos por causar formigamento e dormência nas mãos. Alguns deles causam dormência temporária que desaparece após a conclusão do tratamento quimioterápico. Outros podem causar dormência permanente.
Outras causas
Outras causas de dormência nas mãos podem incluir:
- Deficiências nutricionais, como deficiência de vitamina B1, B6 ou B12
- Esclerose múltipla
- Derrame
- Distúrbios do cérebro e da medula espinhal
Tratamento
Diagnóstico
O padrão dos sintomas pode ajudar a determinar se a causa é a pressão em um nervo, uma doença, medicamentos ou outra condição. Para muitos desses distúrbios, uma história completa e um exame físico são mais importantes para restringir ou fazer um diagnóstico. Outros exames, como raio-x, ressonância magnética, testes nervosos (como EMG), ultrassom, exames de sangue ou punção lombar podem ser usados para ajudar a confirmar um diagnóstico.
Tratamento
Recomendações específicas de tratamento podem ser feitas pelo seu cirurgião de mão assim que você for diagnosticado. Você também pode ser encaminhado a outros especialistas, como um neurologista, reumatologista, especialista em controle da dor ou outro profissional de saúde. Quando há fraqueza ou rigidez, a terapia da mão pode ser útil. Seu terapeuta de mãos mostrará alguns exercícios de fortalecimento que podem ser úteis. As cintas de pulso ou cotovelo geralmente podem melhorar a dormência posicional. Algumas das neuropatias de compressão podem ser tratadas com injeções de esteróides (também conhecidas como injeções de cortisona ).
Quando outros tratamentos não cirúrgicos falharam, a descompressão cirúrgica pode ser considerada. A melhora dos sintomas depende do tempo de pressão, gravidade da pressão e outros fatores do paciente. Alguns problemas podem ser totalmente tratados. Outras vezes, nem toda dormência ou fraqueza desaparecem com o tratamento. A lesão do nervo às vezes pode ser permanente. Se o tratamento médico pelo menos impedir que o problema piore, isso pode ser considerado um bom benefício. Para reduzir as chances de dormência permanente, formigamento ou fraqueza, encontre um cirurgião de mão para avaliá-lo logo após o início dos sintomas.