Lesão do Nervo
Os nervos são o sistema de “fiação telefônica” do corpo que transporta mensagens entre o cérebro e o resto do corpo. Alguns nervos transportam mensagens do cérebro para os músculos para fazer o corpo se mover. Outros nervos carregam mensagens sobre dor, pressão ou temperatura do corpo para o cérebro. Muitas pequenas fibras são agrupadas dentro de cada nervo para transportar as mensagens. Existe uma camada externa que isola e protege os nervos. Às vezes, os nervos podem ser danificados.
Causas
Os nervos podem ser danificados por muita pressão, por estiramento ou por um corte. A síndrome do túnel do carpo é um exemplo de problema que surge de muita pressão no nervo mediano da mão. A síndrome do túnel do carpo pode lesar o nervo mediano lentamente ao longo do tempo ou, no caso de trauma na área, pode ocorrer muito mais rapidamente.
Um corte no nervo pode fazer com que ele não transmita mais sinais, porque o sinal não pode passar por uma lacuna no nervo. Lesões por estiramento no nervo podem variar de lesão nervosa leve e temporária a uma lesão nervosa permanente mais grave. A extensão da lesão depende da quantidade de alongamento.
Sinais e Sintomas
Os sinais e sintomas de uma lesão nervosa podem ser diferentes dependendo do nervo lesionado, do tipo de lesão e da gravidade da lesão. Alguns podem incluir:
- Dormência: Alguns nervos apenas transmitem sensação, então uma lesão nervosa nesses nervos causaria uma certa quantidade de dormência.
- Fraqueza: Além dos nervos sensoriais, alguns nervos lhe dão a capacidade de se mover, e outros nervos fazem as duas coisas. A lesão dos nervos que transportam os sinais motores causa uma certa quantidade de fraqueza.
- Dor: Este é frequentemente um sintoma após lesão do nervo. A dor presente após uma lesão nervosa pode estar em qualquer lugar ao longo do nervo, mas geralmente é no local da lesão.
Os sintomas de lesão nervosa podem ser intermitentes, se a lesão se repetir; ou podem ser constantes, se a lesão for suficientemente grave. Existem muitos outros sinais de lesão nervosa: músculos que ficam menores, mudança de cor na pele e mudanças na quantidade de suor em certas áreas.
Um exemplo de lesão nervosa que pode recorrer é a síndrome do túnel do carpo . A síndrome do túnel do carpo ocorre quando o nervo mediano tem muita pressão sobre ele ao cruzar o pulso. Os sintomas de dormência na mão, dor na mão, dor no pulso, dor no antebraço ou fraqueza (particularmente no polegar) podem estar presentes. Os sintomas da síndrome do túnel do carpo podem ser intermitentes ou, se graves o suficiente, podem ocorrer o tempo todo.
Tratamento
Algumas lesões nervosas podem melhorar sem ajuda, mas algumas precisam ser reparadas.
- Lesões leves no nervo: O nervo pode se reparar, em minutos ou após algumas semanas. Durante esse período, as mensagens entre o cérebro e o corpo podem ser alteradas. O tratamento de suporte geralmente ajuda, mas em alguns casos a cirurgia é necessária.
- Fibras nervosas quebradas ou lesões mais graves: Os nervos podem voltar a crescer em suas áreas musculares ou cutâneas, mas esse processo pode levar vários meses, e as mensagens entre o cérebro e o corpo param até que os nervos cresçam. O tratamento pode ser de suporte, mas a cirurgia pode ser necessária dependendo do tipo de lesão.
- Nervo cortado: Quando tanto o envoltório externo do nervo quanto as fibras internas do nervo são cortados, a cirurgia é normalmente necessária para permitir que o nervo se cure corretamente.
Na cirurgia, as extremidades nervosas podem ser costuradas novamente (Figura 2). As fibras nervosas internas precisarão crescer de volta para suas áreas musculares ou da pele para recuperar a função.
Recuperação após a cirurgia
As fibras nervosas crescem lentamente e, em condições ideais, podem crescer cerca de 2,5 cm a cada mês depois que um nervo é costurado novamente na cirurgia. Pode levar muitos meses para o nervo terminar de crescer após uma lesão, dependendo de muitos fatores, incluindo o comprimento do nervo que precisa crescer. Também pode levar tanto tempo para que os músculos funcionem bem novamente. Pode haver dormência, dor ou sensação de “alfinetes e agulhas” durante o período de cicatrização.
Às vezes, a fisioterapia é necessária após uma lesão nervosa.
Os resultados durante a recuperação após a lesão do nervo podem depender da sua idade e saúde, do tipo de lesão do nervo e da parte do corpo lesionada.