O especialista em cirurgia da mão e microcirurgia é o profissional que preferencialmente deve procurar nestes casos

Em caso de dúvidas entre em contato com minha equipe.

Agende sua Consulta

Mãos Frias

Ter as mãos frias o tempo todo geralmente ocorre devido à diminuição do fluxo sanguíneo para as mãos. Nossos corpos mantêm nossas mãos aquecidas principalmente regulando o fluxo sanguíneo que viaja do coração, desce pelo braço, até a ponta dos dedos. Mais sangue nas mãos significa mãos rosadas e mais quentes; menos fluxo sanguíneo significa mãos mais frias e às vezes dolorosas.

Causas
O sangue que flui para as mãos geralmente passa por duas artérias : a artéria radial e a artéria ulnar. Mãos frias são causadas quando o fluxo sanguíneo é diminuído para a mão. Isso pode acontecer com várias coisas, incluindo:

Vasoconstrição
Existem músculos ao redor de todas as principais artérias do nosso corpo que se contraem ou relaxam automaticamente para diminuir ou aumentar o fluxo sanguíneo. Isso permite que o corpo envie mais sangue e calor para os órgãos críticos do corpo (como coração, pulmões e cérebro), diminuindo temporariamente o fluxo sanguíneo para as mãos e os pés. As doenças das mãos frias que ocorrem por vasoconstrição acontecem quando esses músculos aplicam pressão nas artérias por muito tempo, o que diminui o fluxo sanguíneo. É isso que faz com que os dedos fiquem azuis – um processo chamado cianose. Quando os dedos são aquecidos novamente, o aumento do fluxo sanguíneo causa uma cor vermelha e dedos doloridos. Depois de um tempo, os dedos voltam à cor normal da pele, causando inchaço e formigamento.

Se essa perda de fluxo sanguíneo ocorrer repetidamente, pode causar úlceras na pele e morte do tecido.

Vaso-oclusão
Isso acontece quando um ou mais vasos sanguíneos da mão ou do pulso ficam bloqueados.

Doenças dos vasos sanguíneos
Existem muitas doenças dos vasos sanguíneos que podem causar vasoconstrição e vaso-oclusão. Uma das mais comuns é a doença de Raynaud, durante a qual ocorre uma reação anormal na mão quando exposta ao frio.

Sinais e sintomas
Alguns sinais de que você pode ter uma doença da mão fria incluem:

  • Mãos frias mesmo em clima ameno
  • Dor nos dedos em temperaturas frias
  • A necessidade de usar luvas ao manusear alimentos congelados
  • Mãos virando uma cor branca, azul ou vermelha
  • Problemas para curar pequenas feridas na ponta dos dedos

Tratamento
Diagnóstico
Seu especialista em mãos o ajudará a determinar se você tem uma doença e, em caso afirmativo, se a causa da doença está localizada nos vasos sanguíneos da mão. Se não for, ele ou ela irá ajudá-lo a ser avaliado por outros especialistas (como um reumatologista, um hematologista ou um oncologista) para determinar se você pode ter uma doença sistêmica relacionada à mão fria.

Tratamento
O tratamento para mãos frias ou doenças relacionadas pode incluir:

Adicionando comportamentos que são úteis para o fluxo sanguíneo, como:

  • Higiene adequada das mãos e cuidados com a pele
  • Usar o equipamento de mão quente e protetor correto
  • Regulação de temperatura saudável
  • Parar de fumar
  • Medicamento
  • Injeções de esteroides
  • Cirurgia

Consulte seu cirurgião de mão para ajudá-lo a decidir o melhor curso de ação.

Atenção a desconfortos e dormência nas mãos e nos dedos.

Caso sinta algum tipo de anormalidade, não espere os sintomas desaparecerem. Procure orientação de um especialista de confiança.