O especialista em cirurgia da mão e microcirurgia é o profissional que preferencialmente deve procurar nestes casos

Em caso de dúvidas entre em contato com minha equipe.

Agende sua Consulta

Mão/Dedo Quebrado

Os ossos da mão servem como estrutura. Esta estrutura suporta os músculos que fazem o pulso e os dedos se moverem. Quando um desses ossos da mão está quebrado (fraturado), isso pode impedi-lo de usar a mão, o pulso e os dedos.

Muitas pessoas pensam que uma fratura é diferente de uma fratura, mas são a mesma coisa. Pode haver diferentes variações de uma fratura, incluindo:

  • Fratura estável, quando as peças ósseas estão alinhadas
  • Fratura instável, quando há fragmentos ósseos que se deslocaram
  • Fratura cominutiva, quando o osso é quebrado em muitos pedaços
  • Fratura aberta (composta), quando um fragmento ósseo rompe a pele. Isso causa risco de infecção.

Causas
Uma mão quebrada pode ocorrer quando força suficiente é aplicada a um osso para quebrá-lo.

Sinais e sintomas
Os sintomas de uma mão quebrada podem incluir:

  • Dor e rigidez
  • Dificuldade em mover a mão, punho e/ou dedos
  • Deformidades como um dedo torto (isso é menos provável)

Tratamento
A avaliação médica e os raios-x geralmente são necessários para o seu médico diagnosticar a fratura e determinar o tratamento. Dependendo do tipo de fratura, seu cirurgião de mão pode recomendar um dos vários métodos de tratamento.

Uma tala ou gesso pode ser usado para tratar uma fratura estável Algumas fraturas instáveis, nas quais o osso se moveu, podem precisar ser fixadas e mantidas no lugar com fios ou pinos. Isso é feito sem cirurgia. Fraturas mais graves podem precisar de cirurgia para fixar o osso e prender os fragmentos ósseos com pinos, placas ou parafusos.

Às vezes, o osso pode estar faltando ou ser tão severamente esmagado que não pode ser reparado. Nesses casos, um enxerto ósseo pode ser necessário. Neste procedimento, o osso é retirado de outra parte do corpo.

Recuperação
Às vezes, um nódulo ósseo pode aparecer no local do osso quebrado durante a recuperação, conhecido como “calo de fratura”. Isso é normal, e o caroço geralmente diminui com o tempo.

Alguns problemas que você pode ter enquanto sua mão quebrada está se recuperando incluem:

  • Rigidez
  • Deslocamento do osso
  • Infecção
  • Cura lenta

Para aumentar suas chances de uma recuperação saudável, não fume e siga cuidadosamente as instruções do seu médico. Seu médico pode recomendar terapia de mão para melhorar o processo.

É importante notar que nem todas as fraturas cicatrizam completamente. Como os ossos têm uma relação tão próxima com ligamentos e tendões, a mão pode ficar rígida e fraca mesmo após o processo de cicatrização. Algumas fraturas podem levar à artrite no futuro. Além disso, fraturas em crianças ocasionalmente afetam o crescimento futuro desse osso.

Atenção a desconfortos e dormência nas mãos e nos dedos.

Caso sinta algum tipo de anormalidade, não espere os sintomas desaparecerem. Procure orientação de um especialista de confiança.